CLICK NAS IMAGENS

Me segue, no caminho eu explico!

.

... ... ... ...

.

0

É permitido gostar de trabalhar

Posted by Unknown on 12:04 PM in

É muito cedo da manhã, mas você nem se importa. Está excitadíssimo para o trabalho, que lhe consumirá 10, 12 horas de seu dia. Mesmo assim não há problema. Será um tempo proveitoso e produtivo. Ao final da jornada, você voltará para casa cansado, mas feliz e terá um belo jantar com sua mulher (ou marido) e seus amigos. O outro dia, também de serviço, não o assustará porque você ama o que faz.



A descrição acima pode causar estranhamento a muita gente, mas – sim – é perfeitamente possível. O Laboratório de Psicologia do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB) vem estudando há anos a relação entre trabalho e prazer e quer desmistificar a crença disseminada de que quem trabalha muito e tem uma rotina pesada é, necessariamente, workaholic.

O termo em inglês é usado para identificar aqueles tão viciados em trabalho, que acabam afetando de modo negativo todos os outros aspectos da vida. E como outras definições – como estresse, síndrome do pânico, LER – surgiu e virou moda. “Todo mundo que trabalha muito é taxado de workaholic, quando a realidade não é só essa”, afirma o professor Wanderley Codo, coordenador do laboratório, que desde 1995 funciona no Instituto de Psicologia.

Os integrantes do laboratório – que reúne professores de diversos cursos da UnB, além de psicólogos, médicos, especialistas em ergonomia e demais interessados no tema – propõem o uso de um segundo termo: worklover. Ele caracteriza um grande número de pessoas, cuja relação com o trabalho é altamente prazerosa. E, o melhor, pode haver worklovers em todas as profissões.

Mas o que é trabalho? Para a Psicologia, utiliza-se o conceito de uma dupla relação de transformação entre o homem e a natureza geradora de significado. Por exemplo, uma pessoa escreve um livro e, para tanto, interfere em seu ambiente e é influenciada pelo meio. A obra produzida terá sentido para os outros. Se a pessoa internalizar que o trabalho realizado por ela produz significado relevante, esse circuito lhe causará prazer.

SOFRIMENTO – De forma oposta, o trabalho pode provocar sofrimento caso o circuito de geração de significado seja quebrado. Segundo Codo, isso pode ocorrer, por exemplo, em fábricas nas quais o empregado apenas aperta parafusos e não participa da cadeia inteira de produção. Ou quando o indivíduo faz algo com o que não concorda e somente segue ordens. “Quando isso acontece, é como o fim de qualquer relação – seja afetiva, social ou amorosa. A pessoa sofre de verdade”, afirma o psicólogo.

Outra comparação importante: o workaholic foge da vida por meio do trabalho. Em geral, sua vida afetiva, sexual, familiar não é satisfatória. Tem poucos amigos ou dificuldades de se relacionar. E, ao invés de tentar resolver essas questões, protela-as, voltando-se para o trabalho sem descanso já que, em geral, não encontra tais dificuldades no emprego. O serviço transforma-se em sua obsessão.

O worklover, ao contrário, não tem vida ruim além do escritório. A realização profissional até o ajuda em todas as outras relações sociais, com o(a) namorado(a), cônjuge, amigos, parentes, vizinhos. Fixa-se no trabalho com um sentido de criação. “Estar satisfeito com o que se faz é uma das maneiras essenciais de um ser humano adulto ser saudável, já que o trabalho – que toma a maior parte do dia – certamente tem influência sobre a saúde mental”, diz Codo.

O especialista ainda lembra que quando o trabalho cai na rotina, algum elemento daquele circuito – o que gera prazer – fica descompensado. Essa engrenagem “errada“ poderia ser recolocada no lugar com novos estímulos ou algumas mudanças de atitude e função, por exemplo. É claro que existem profissões cujo trabalho não cai tão facilmente em um dia-a-dia rotineiro como professores, jornalistas, empresários, fazendeiros, agrônomos, médicos, entre tantas, mas isso não significa que outros ramos sejam automaticamente ruins. Um funcionário público, que muitos logo consideram ter um trabalho chato, pode muito bem se realizar com suas atividades. Basta que as saiba importantes ou necessárias. “Todo trabalho tem seu encanto”, defende o professor.



CONTATO
Professor Wanderley Codo, coordenador do Laboratório de Psicologia do Trabalho, pelo telefone (61) 3307 2625 (ramal 213) ou pelo e-mail
codo@unb.br.

...


|

0 Comments

Postar um comentário

ME SEGUE, NO CAMINHO EU TE EXPLICO...

Copyright © 2009 Miss Modular All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates