CLICK NAS IMAGENS

Me segue, no caminho eu explico!

.

... ... ... ...

.

0

Entre Laura e Beatriz

Posted by Unknown on 7:16 PM in

A Beatriz de Dante Alighieri

A figura de Beatriz está presente e sofre uma metamorfose significativa em três momentos da obra literária de Dante: Vita Nuova, Convívio, Divina Comedia.

Do amor carnal, da paixão presente no início da Vita Nuova eleva-se a expressões de amor mais elaboradas, próprias da “charitas”, reforçadas pelas experiências intelectuais do Convívio até chegar a formas espiritualizadas e sublimadas na Divina Comédia. Dante, no início da Vita Nuova amou Beatriz segundo os cânones do amor cortês, cantando a beleza do seu olhar “che ´ntender non la può chi no la prova”, a beleza de sua face, a graça e a modéstia de seus gestos.

Nesse primeiro encontro Dante é presa de turbações e de angústias que invadem até seus sonhos, mas ao término da obra seus sentimentos são sublimados, elaborando uma lírica de louvor em honra desse amor que deve ser desinteressado e puro. Beatriz é definida como:

tanto gentile e tanto onesta pare,
cosa venuta dal cielo in terra a miracol mostrare.

Algo me diz que eu preferiria o papel Avassalador de LAURA, Afinal Petrarca colocou em Laura o universo e com ela conheceu e penetrou os segredos do amor humano.


Bom, no final tudo não passa de uma Divina Comédia...


|

0 Comments

Postar um comentário

ME SEGUE, NO CAMINHO EU TE EXPLICO...

Copyright © 2009 Miss Modular All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates