0
A verdadeira face do stress:
Posted by Unknown
on
10:32 AM
in
Karla Santiago - www. Direito por Direito. com
Trânsito, falta de tempo, prazos apertados, situação econômica instável, ambiente de trabalho, vida em família, noites mal-dormidas...
Todos esses ingredientes apimentam um prato cada vez mais difícil de digerir: o stress, que nada mais é do que uma reação do organismo frente a fatores externos desfavoráveis.
De acordo com o Dr. José Moromizato, especialista em medicina psicossomática, parte da medicina dedicada a estudar o reflexo das emoções no corpo humano, o organismo traduz exatamente o que as pessoas pensam e sentem.
“Quando reprimimos nossos sentimentos, eles vão se acumulando até o ponto que nos machucam profundamente, atingindo algum órgão mais sensível”, explica.
O stress demanda do organismo uma série de mecanismos para compensar tamanha tensão que a vida moderna traz.
“Entre as diversas reações bioquímicas que o stress provoca, encontram-se o fechamento (constrição) dos vasos sangüíneos, o aumento da freqüência cardíaca, da pressão arterial, da freqüência respiratória e a diminuição dos movimentos gastro-intestinais, além do aumento da temperatura corpórea e do tônus muscular”, afirma o especialista.
Para recuperar o equilíbrio interior
Segundo pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), 19% da população do mundo vivem com nível elevado de stress.
Nos grandes centros, como na cidade de São Paulo, por exemplo, os números podem ser ainda maiores: 32% mostraram viver sob considerável nível de tensão.
O auto-relaxamento, praticado em consultório por Moromizato, tem seus fundamentos e princípios norteados pelo Treinamento Autógeno de Schultz, método que leva o indivíduo a um profundo nível de relaxamento e traz alívio aos efeitos do estresse.
“Quando o indivíduo tem a prática diária de relaxar, seus vasos sangüíneos estão propensos a maior elasticidade, e o sangue tende a circular com maior facilidade pelo corpo, chegando, inclusive, às extremidades com mais eficiência”, garante o médico.
VISITE: Delas
Postar um comentário
ME SEGUE, NO CAMINHO EU TE EXPLICO...