CLICK NAS IMAGENS

Me segue, no caminho eu explico!

.

... ... ... ...

.

0

O Natal de Cada Um de Nós

Posted by Unknown on 3:02 PM in
Finalmente é chegada a hora da magia do Natal ou será do atropelo do Natal? Magia para quem compreende a importância de uma data do coração para vida e sabe que é preciso ter zelo, responsabilidade e respeito para com uma data tão significativa. Para quem apenas tem que cumprir agenda, ou padrão social é época de correria, onde a busca de um presente vira tarefa de gincana nas grandes lojas de departamento.

Vejo que, muita da desilusão com o Natal está ligada à expectativa, idealizada, de como deveria ser a festa do Natal. Todos imaginam um Natal como nas propagandas de peru. Natal de fantasia. Nenhum avô doente ou falecido, ninguém com uma situação de separação, e os filhos sempre pequenos e impecáveis, sem derramar refrigerante na mesa belíssima. Sei que sou repetitiva em relação a isso. Mas não consigo ver pessoas sofrendo e lamentando suas situações quando tem a oportunidade de ivenciarem um Natal muito feliz mesmo que a sua situação não seja aquela do peru. Outra situação é que parte da geração que tem em torno de 40 anos, aprendeu a pedir de Natal qualquer coisa...

E o que ganhavam era exatamente isso: qualquer coisa. Ficavam entristecidos, frustrados, quando eles mesmo tinham pedido tal presente. É preciso saber pedir e saber ouvir o que as pessoas esperam... Lembrar de agradar a todos, e dar uma passadinha na casa de todos... dentro do possível, pra que? Prá dizer, e mostrar, a quem nos é importante que os queremos bem. Quanta frescura alguns podem pensar? Bem não vou questionar o modo como cada um quer viver, mas que seria um momento de muitas pessoas ganharem do Papai Noel um pote de açúcar, ah, seria. Se não soubermos aproveitar estas datas para nos adoçarmos, e adoçarmos os outros com amor, carinho, com a lembrança, vamos fazer quando?




É Natal e estamos perdoados para nos amolecer e chorarmos de nos lavar quando irmos à apresentação de final de ano dos nossos filhos. Podemos lembrar daquele irmão que vive aprontando, e pedindo dinheiro emprestado, e dizer que o amor é independente. Podemos entender que apesar de não termos aquele relacionamento sonhado com mãe e pai, os temos por perto, e precisamos dizer o quanto eles são importantes. Ou, se já não os temos por perto, lembrarmos que temos nós. Que estamos aqui neste mundo, com a tarefa de melhorá-lo e torná-lo melhor. Será que teremos estes pais no próximo Natal? Momento de dizer para os nossos filhos que Papai Noel existe sim. Não sei quem inventou o boato que ele não existe, se ele pode estar dentro de cada um de nós. É isso mesmo, sejamos, nós, e façamos, nós, um Natal encantado de sonho para nós mesmos, e para quem estiver por perto. Iniciativa, esforço, e não esperar pela vontade, pois com tanta correria ela não vem. Amoleçam o coração. Esta é a grande chance no ano: a chance de renascer, para o amor, para a família que temos. Seja ela do jeito que for, saber respeitá-la e valorizá-la. Renascer para a amizade, aquela de 70 anos atrás, que era para sempre. E, acima de tudo, poder renovar a fé. Fé que tudo pode ser melhor com o trabalho de todos, basta cada um fazer a sua parte.

Maria Cristina Manfro é Psicoterapeuta - acmanfro@terra.com.br
Novo Hamburgo, RS

|

0 Comments

Postar um comentário

ME SEGUE, NO CAMINHO EU TE EXPLICO...

Copyright © 2009 Miss Modular All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates