0
SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO ENTUBADO
Posted by Unknown
on
11:26 AM
in
Karla Santiago - www. Direito por Direito. com
Chad Hurley e Steve Chen, criadores do YouTube:
1 bilhão e 650 milhões de motivos parasorrir
“Tá todo mundo entubando”. Em menos de 1 ano na ativa, o site YouTube se tornou o maior fenômeno de popularidade na internet desde a febre do Orkut. O YouTube é um site de compartilhamento de vídeo que já conta com mais de 100 milhões de títulos disponíveis – de filmes de Hollywood e clips de artistas famosos a vídeos caseiros e imagens pirateadas de programas de TV. Qualquer um pode disponibilizar um vídeo no YouTube. Qualquer um pode baixar seus arquivos.
São 65.000 novos vídeos diariamente. Segundo as empresas de pesquisa americanas Nielsen NetRatings e Hitwise, o usuário médio do YouTube passa 26 minutos ao mês assistindo vídeos no site. São 34 milhões de internautas, só nos EUA. Isso equivale a 46% do mercado de compartilhamento e distribuição de vídeos on-line. Em segundo lugar fica o MySpace.com, de propriedade da News Corporation.
O YouTube nasceu independente, e assim permaneceu até semana passada, quando foi comprado pela módica cifra de $1 bilhão e 650 milhões de dólares pelo mais popular site de busca da internet, o Google. Na ponta do lápis, o YouTube não vale tanto, porque ele ainda não rendeu em termos econômicos o equivalente ao número de acessos a seus serviços. Trata-se de uma aposta no site como plataforma para a ampliação do Google, que já subiu do 3º para o 2º lugar entre as páginas mais acessadas. Google e YouTube juntos totalizam 101 milhões de visitas/mês, contra 106,5 do Yahoo e 98,5 do MSN. No dia em que o negócio foi fechado, as ações da companhia subiram de US$ 8,5 para US$ 429.
O engraçado é que a maioria das pessoas só acessa o YouTube para ver besteira. Pelo menos aqui no Brasil, que dá ao site uma audiência mensal de 2,5 milhões de internautas. Vide o sucesso do Fernando Vanucci bêbado e da Daniela Cicarelli fazendo sexo explicito no mar. A tiazinha maconheira do filminho “Tapa na Pantera” virou celebridade. Por outro lado, os produtores independentes foram os que mais se beneficiaram com essa história toda.
Como tudo que é bom dura pouco, essa mega compra do YouTube já começa a cheirar mal. Em breve, será implantado um sistema que eliminará conteúdos ilegais – tipo aqueles vídeos hardcore da Belladonna e do Hezbollah. Além disso, o YouTube acertou parcerias coma rede de televisão CBS e a maior gravadora do mundo, Universal Music. O Google fechou negócios coma Sony e a Warner Music. Faz lembrar do Napster, maior fenômeno de distribuição de MP3 da internet, que virou uma sombra do que era originalmente, após ser proibido na justiça americana de disponibilizar música grátis sem autorização prévia.
A Justiça quebrou as pernas do Napster, mas inúmeros sites de “free download” de MP3 continuam a existir em toda a rede. Pode até ser que essas novas parcerias comas majors sejam um primeiro passo para uma “privatização” no uso do YouTube. Mas se isso acontecer, novos sites de vídeo acessíveis a todos continuarão a surgir. Quando uma nova tecnologia é disponibilizada na internet, não há como detê-la.
apoio: VIVA LA... BRASA
Postar um comentário
ME SEGUE, NO CAMINHO EU TE EXPLICO...