0
Metrossexualismo
Posted by Unknown
on
2:32 AM
in
Karla Santiago - www. Direito por Direito. com
Metrossexualismo:
Homens vaidosos dominam o mercado da beleza e movimentam parte da economia de cosméticos.
Desde o início da civilização os homens e as mulheres viveram em uma competição acirrada na área profissional, sentimental, financeira, religiosa e também da aparência física, embora em alguns casos até imperceptíveis. Ao passo em que as cidades começaram a se industrializar a idéia de beleza física conquista a mente da sociedade moderna. E com isso por volta dos anos 90 houve com maior nitidez a presença do consumidor masculino na procura de cosméticos de beleza, ou seja, passou-se a valorizar a estética tal como as mulheres, em alguns casos até mais que elas.
Hoje, a presença de homens no famoso salão de beleza já não é mais sinônimo de homossexualismo, em 2002 esse tabu relativo à cultura gay foi quebrado pelo jornalista Mark Simpsom através do artigo que afirmava em exemplo o jogador britânico que se encaixava no perfil desse homem vaidoso, intitulando-o como metrossexual.
O jogador foi David Beckham, atleta do Real Madrid que gosta de fazer compras, arrumar as unhas, ir ao cabeleireiro e cuidar do corpo. Com esse novo rótulo “metrossexual” estão inseridos homens famosos e comuns, com idade de 25 a 65 anos que zelam pela boa aparência, pois, atualmente a sociedade além de cobrar imagens belas incentiva o consumo de cosméticos para melhorar, manter ou mesmo retardar o processo natural de envelhecimento.
A mídia também colabora com esse crescimento de público masculino mais vaidoso, reforçando em suas programações esse perfil de homens. Em termos econômicos o mercado de cosmético aproveita o cenário metrossexual para produção em massa, segundo uma pesquisa feita em São Paulo pela 2B Brasil Reserarch & Consulting revelou que 80% dos homens gastam boa parte de seu salário e seu tempo para irem ao salão de beleza fazerem as unhas, se depilarem, tirarem as sobrancelhas e usarem produtos de beleza.
Um exemplo deste perfil de vida é o telemarketing Saimon Sousa 23 anos, “hoje o tabu foi quebrado, pois cuidar da aparência não é mais coisa de homossexual, a própria sociedade admite que é importante cuidar da estética, eu por exemplo vou ao salão de beleza duas vezes na semana cuidar da minha aparência e sempre, compro somente roupas de marcas e gosto de usar acessórios de combinação com o meu estilo” afirma metrossexual Sousa.
As mulheres também gostam desse novo homem vaidoso e moderno. A universitária Ana Paula Silva, 26 anos, comenta que homens cheirosos, charmosos e de aparência cuidada são mais atraentes.
Na opinião do psicólogo Mateus Alexandre Velloni “os homens super vaidosos com a sua aparência existem porque a sociedade cobra, e em alguns casos o metrossexual existe para se mostrar para a sociedade, para chamar atenção das pessoas”, afirma o psicólogo.
. . . .
Postar um comentário
ME SEGUE, NO CAMINHO EU TE EXPLICO...