CLICK NAS IMAGENS

Me segue, no caminho eu explico!

.

... ... ... ...

.

0

O Museu do Diálogo no Escuro

Posted by Unknown on 2:17 PM in
Museu abre percepção ao universo dos cegos.

Imagine um lugar escuro. Escuro mesmo! Sem nenhuma fresta de luz. Você procura pontos de claridade e não encontra. Tanto faz os olhos estarem abertos ou fechados. Não sabe onde está tocando, andando e nem o que te espera no minuto seguinte. A comida está na mesa e você consegue sentir apenas o cheiro. É necessário adoçar o café, atravessar uma ponte e subir uma escada sem usar a visão. Apenas uma pessoa vai te ajudar em todas essas tarefas e a relação de confiança entre vocês se transformará em um elo tão grande que muitos anos depois você ainda vai se lembrar do nome dela. O seu guia na realidade mais um anjo do que guia é um deficiente visual. O mundo que pode parecer estranho e claustrofóbico para uns é a rotina de outros, e essa inversão de papéis é o objetivo do Museu do Diálogo, um sucesso no mundo todo que chega ao Brasil, em Campinas, no Galleria Shopping, com previsão de inauguração para o início de março de 2007, em parceria com o projeto Rodin.

O Museu do Diálogo é um espaço criado pelo filósofo alemão Andreas Heinecke e tem por objetivo fazer com que pequenos grupos visitem uma área completamente protegida da claridade. Nesses espaços foram aplicadas, em diverso ambientes, situações que provocam sensações de vento, cheiro, temperatura, sons, texturas, entre outras, e a pequena expedição para o reencontro dos sentidos é comandada por um guia com deficiência visual em um passeio que pode durar até uma hora e 30 minutos.

Instalado inicialmente em Hamburgo, na Alemanha, com o nome Dialog im Dunkeln, hoje o projeto possui versão itinerante e já percorreu o mundo todo, sendo visitado por 5 milhões de pessoas. As instalações fixas ficam na Alemanha, Holanda, Israel, Itália, Áustria e agora no Brasil, que já recebeu o projeto temporário em feiras do Rio de Janeiro e Brasília.

Mudança de atitude: Heinecke, o alemão nascido em Baden-Baden agora dedica sua vida a mudar a perspectiva das pessoas e ao aprendizado social sobre a aceitação das diferenças. “Em Hamburgo, após dez anos de atividades do museu, uma pesquisa realizada com os deficientes visuais da cidade mostrou que as pessoas mudaram completamente de atitude em relação ao diferente”, diz Heinecke.

“Antes de você carregar um deficiente visual pelo braço com a intenção de ajudá-lo a atravessar a rua, pergunte antes se é isso que ele quer. Talvez ele esteja apenas esperando uma pessoa ou queria simplesmente ficar ali. O diálogo é o único meio capaz de estreitar a relação entre essas pessoas”, explica.

Além de funcionar como uma ponte para estreitar as relações sociais, o museu também pretende gerar empregos para os deficientes da cidade, com carteira de trabalho assinada. No primeiro mês de funcionamento, os idealizadores do projeto esperam contratar 30 pessoas, com expectativa de público de 200 visitantes por dia. O horário de funcionamento será o do shopping e o museu venderá ingressos também por telefone, recebendo escolas e grupos de empresas que desejarem visitar o local. O espaço ainda conta com o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas).

|

0 Comments

Postar um comentário

ME SEGUE, NO CAMINHO EU TE EXPLICO...

Copyright © 2009 Miss Modular All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates