0
Yôga: comece antes que você precise
Posted by Unknown
on
2:22 PM
in
Karla Santiago - www. Direito por Direito. com
Mais que uma frase de incentivo: “faça Yôga antes que você precise” é quase um legado que vem se solidificando nas últimas décadas por todo o Ocidente.
O termo YÔGA tem origem sânscrita e surgiu, de acordo com estudiosos, há mais de 5.000 anos na Índia – esta afirmação, por vez, contradiz a outros historiadores que acreditam ter sido o Yôga levado à Índia pelos povos mediterrâneos (drávidas) por volta de 3.500 anos a.C. A Índia, então, conservou esses ensinamentos até nossos dias, e por isso é considerada a Terra Mãe do Yôga, da mesma forma que o Brasil é a Terra do Futebol, sendo que o futebol nasceu na Inglaterra.
Detalhes à parte, os mestres e seus discípulos vêm vivendo desde o final da década de 70, no Brasil (quando o tema ganhou os primeiros olhares das mídias de massa) a árdua missão de mostrar a população que o Yôga é bem diferente daquela imagem estereotipada que se tem feito.
Afinal o Yôga não é relaxamento por sugestão, embora exista uma técnica, chamada Yôganidrá, que emprega o relaxamento consciente e a auto-sugestão. O Yôga não é religião, magia nem um sistema de crenças, e sim um trabalho objetivo, sistemático, de caráter científico/experimental. O Yôga terá discípulos, mas não seguidores, porque nele tudo é uma questão de experiência pessoal direta.
Mas porque fazer Yôga? – essa também foi à pergunta que me fiz quando há 6 meses resolvi me dar um presente: saúde e cultura.
A tradução literal da palavra Yôga é definida como: integração, união, e a prática estão sempre relacionada à força, poder e energia. Em particular a prática do Yôga traz um grande trabalho de encontro com o ser humano e o seu interior (o autoconhecimento), uma vez que, na vida agitada do dia-a-dia, a PAUSA na corrida diária é inexistente.
E é nesses momentos voltados para o seu EU que surgem descobertas maravilhosas: a capacidade de melhor convivência com o próximo, mais tolerância, maior paz e amor com tudo e todos. A movimentação, postura, exercícios respiratórios, atitude mental, dão e darão uma dimensão diferente, mais iluminada, mais alegre, mais feliz. Os efeitos sobre o corpo, sua flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento de vitalidade e administração do stress fazem-se sentir muito rapidamente.
"FORÇA, PODER E ENERGIA –
é assim o verdadeiro yôga!"
ksjfhksdf
Postar um comentário
ME SEGUE, NO CAMINHO EU TE EXPLICO...