0
Turistas, o filme...
Posted by Unknown
on
10:24 AM
in
Karla Santiago - www. Direito por Direito. com
O filme "Turistas Go Mome" , primeira realização da Fox Atomic, vem causando polêmica antes mesmo de estrear nos cinemas. Dirigido pelo inexpressivo John Stockwell, o trailer da produção apresenta uma visão preconceituosa e, digamos, distorcida do Brasil.
No trailer, os jovens jogam pelada, dançam com mulatas e bebem caipirinha. É o clichê do clichê. Mas o problema reside na ressaca pós-noitada de samba, suor e cerveja, quando a juvenília gringa é entorpecida por traficantes de órgãos e acordam numa praia sem documentos e sem dinheiro. No fim do trailer, uma singela frase: "parece o paraíso. Mas em um país em que tudo vale... tudo pode acontecer", resume o ambiente dos pobres coitados.
Já que não será possível impedir a exibição do filme, o governo brasileiro pensa numa terapia paliativa para os males da propaganda negativa. De acordo com a presidente da Embratur, Jeanine Pires, ações para minimizar o impacto serão adotadas. Ela tomou a decisão após assistir ao trailer e avaliar seu conteúdo. A primeira atitude, já em andamento, foi acionar duas agências de relações públicas para fazer o monitoramento do filme, acompanhando sua repercussão nos EUA.
"Realizamos esse tipo de monitoramento da imagem do Brasil constantemente na mídia internacional e agora devemos fazer um trabalho para reforçar nossos pontos positivos, como forma de contrapor os conceitos negativos propostos pelo filme", afirma. Após a estréia, e dependendo da repercussão do filme, a Embratur tomará outro posicionamento, ainda não definido.
Jeanine Pires reconhece que os estereótipos que "Turistas" apresenta podem contribuir para a cristalização da imagem negativa do país. Contudo, ela acredita que a construção da imagem de qualquer nação é cercada de diversas variáveis, formada por anos de tradição e história, e não somente por uma produção cinematográfica. "Trata-se de uma obra de ficção, um filme de terror, e os espectadores devem ter o discernimento disso", defende.
Assista ao Trailer:
No trailer, os jovens jogam pelada, dançam com mulatas e bebem caipirinha. É o clichê do clichê. Mas o problema reside na ressaca pós-noitada de samba, suor e cerveja, quando a juvenília gringa é entorpecida por traficantes de órgãos e acordam numa praia sem documentos e sem dinheiro. No fim do trailer, uma singela frase: "parece o paraíso. Mas em um país em que tudo vale... tudo pode acontecer", resume o ambiente dos pobres coitados.
Já que não será possível impedir a exibição do filme, o governo brasileiro pensa numa terapia paliativa para os males da propaganda negativa. De acordo com a presidente da Embratur, Jeanine Pires, ações para minimizar o impacto serão adotadas. Ela tomou a decisão após assistir ao trailer e avaliar seu conteúdo. A primeira atitude, já em andamento, foi acionar duas agências de relações públicas para fazer o monitoramento do filme, acompanhando sua repercussão nos EUA.
"Realizamos esse tipo de monitoramento da imagem do Brasil constantemente na mídia internacional e agora devemos fazer um trabalho para reforçar nossos pontos positivos, como forma de contrapor os conceitos negativos propostos pelo filme", afirma. Após a estréia, e dependendo da repercussão do filme, a Embratur tomará outro posicionamento, ainda não definido.
Jeanine Pires reconhece que os estereótipos que "Turistas" apresenta podem contribuir para a cristalização da imagem negativa do país. Contudo, ela acredita que a construção da imagem de qualquer nação é cercada de diversas variáveis, formada por anos de tradição e história, e não somente por uma produção cinematográfica. "Trata-se de uma obra de ficção, um filme de terror, e os espectadores devem ter o discernimento disso", defende.
Assista ao Trailer:
Postar um comentário
ME SEGUE, NO CAMINHO EU TE EXPLICO...